Respeito na guerra, real ou virtual.

Gosto de ler. Acho que já citei isso aqui. Mas entedio-me com certa facilidade. Assim sendo, sempre leio vários livros ao mesmo tempo.

De regra, escolho livros com temáticas diferentes – para não fundir as páginas e confundir as ideias.

Um romance, um livro de filosofia, um clássico sobre macroeconomia (tema que me interessei e dediquei bons momentos ultimamente), best-sellers de lista de mais vendidos – afinal, até para criticar é imperioso que se conheça.

E em tempos de comentários belicosos em redes sociais em razão da polarização política e da terceirização da opinião muito por conta do efeito manada (em ambos, ou todos, os lados), me dediquei a leitura de um clássico.

“A paz perpétua” do complexo filósofo Immanuel Kant.

Cito a leitura pois uma frase – entre tantas boas e contextualizadas ideias – me chamou a atenção.

Falando de guerra, numa análise fria e perspicaz, diz o filósofo que mesmo nesses tempos extremos, há necessidade de “uma certa confiança na consciência do inimigo”.

Contextualizando, há de se acreditar, mesmo em tempos donde se extrai o pior da humanidade, no respeito consciente de um lado para com outro.

Quiçá seja uma lição importante para os tempos de redes sociais inflamadas, inconsequentes, desrespeitosas, e ignorantes (na acepção de não se saber).

O respeito, a consciência do outro, a alteridade, são características essências em qualquer sociedade. Na paz e na guerra. No bate papo no ‘buteco’ e nas publicações virtuais.

Kant tem razão. Pena a superficialidade das discussões virtuais nos distanciar de tão boas leituras.

P.S. – Não importa seu “lado”, seu candidato, suas crenças. Importa seu respeito, sua alteridade, e sua consciência do outro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s